No último triénio, a APDC enfrentou alguns desafios no seu funcionamento, relativos a mudanças de carreira e disponibilidade de alguns dos seus membros. Consideramos, assim, importante atualizar o Plano de atividades da APDC, para prosseguir a sua linha de atuação e interação com investigadores e profissionais nesta área. Gostaríamos que o próximo triénio fosse um período de revigorização da Associação, mantendo o espirito com que foi formada em 2009.
Concretamente, o Plano de atividades proposto para o próximo triénio pretende continuar a intencionalizar a promoção e divulgação da APDC no contexto nacional e internacional, permitindo o seu crescimento e garantindo condições para estabelecer os objetivos e missões definidos nos estatutos. Iremos também continuar a investir em algumas linhas que consideramos prioritárias para o desenvolvimento da APDC e que passaremos a descrever.
Iremos promover a linha editorial da APDC, garantindo este como um espaço que que fomente a publicação de excelência nesta área. Estimular-se-á a publicação, de forma a promover a divulgação e o acesso ao conhecimento produzido, através de livros e da possível criação de uma revista da especialidade online.
Propomos a atualização do site, através da divulgação de eventos, revistas e publicações nacionais e internacionais de interesse para investigadores e profissionais na especialidade.
Consideramos importante promover atividades de formação na especialidade, através da organização de possíveis congressos, seminários ou workshops, aliados à investigação e intervenção no desenvolvimento de carreira. Estas iniciativas apresentarão condições especiais para sócios e poderão beneficiar estudantes, investigadores e profissionais nesta área.
Procuraremos continuar a divulgar a APDC, através de bancas ou apresentações / representações formais da associação em eventos científicos e da página de facebook.
Pretendemos envolver os sócios na vida da associação, através da participação em reuniões e eventos, de materiais como a newsletter e a atividade “repórter por um dia”. Iremos manter a colaboração com a AIOSP, no que diz respeito à tradução para Português da sua newsletter. Procuraremos manter um canal aberto com os sócios, a partir do qual poderão também contribuir para a APDC, através da divulgação de atividades investigativas/profissionais que tenham realizado e possam ser partilhadas na comunidade.
Procuraremos avançar na gestão de novos sócios e na atualização das cotas dos atuais sócios. Insere-se também neste ponto o envio/renovação de cartão de sócios, a gestão financeira e a angariação de financiamento.
Procuraremos apoiar estudantes na realização de atividades de profissionalização, como, por exemplo, através do apoio a estágios curriculares e profissionais. Neste âmbito, poderá apoiar-se a formação profissional de estudantes em práticas de aconselhamento de carreira, consultoria a outros profissionais que têm um papel significativo no desenvolvimento de carreira, entre outras. Neste âmbito, tentaremos promover atitudes de investigação-ação, valorizando a importância da prática teórica e empiricamente sustentada e avaliação da sua eficácia.
Braga, 15 de Junho de 2015
A presidente da APDC,
Ana Daniela Silva